19 found
Order:
  1.  4
    Merleau-Ponty dans les archives Husserl: entretien avec Emmanuel de Saint Aubert.Silvana de Souza Ramos & Iracy Ferreira dos Santos Junior - 2024 - Discurso 54 (2):242-271.
    Silvana de Souza Ramos and Iracy Ferreira dos Santos Junior’s interview with Emmanuel de Saint Aubert explores the history and role of the Husserl Archives (Paris) in fostering multidisciplinary research in phenomenology. Saint Aubert clarifies Merleau-Ponty’s engagement with Husserl’s manuscripts, describing the situated and complex reading he undertook not only of these manuscripts but also of Husserl’s work as a whole. This aspect is particularly significant for contemporary French philosophical studies, as Merleau-Ponty played a pivotal role in introducing Husserl’s ideas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  33
    Merleau-Ponty e a atualidade da fenomenologia.Silvana De Souza Ramos - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    No presente artigo, eu gostaria de circunscrever um campo de pesquisa, pertinente à filosofia contemporânea, que poderia ser explorado pela fenomenologia. Mais especificamente, partindo das objeções que Merleau-Ponty endereçou a Husserl, desde a publicação da Fenomenologia da Percepção, quando o filósofo francês mostrou quais são os limites da redução transcendental, pretendo discutir em que sentido seria possível utilizar ferramentas metodológicas da fenomenologia merleau-pontiana para descrever a experiência concreta na Modernidade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  24
    A lembrança que trago de Gilda, uma entrevista com Marilena Chaui.Marilena Chaui & Silvana de Souza Ramos - 2023 - Discurso 53 (1):226-234.
    Entrevista de Marilena Chaui conce­dida a Silvana de Souza Ramos, no dia 08 de setembro de 2022, nas dependências do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), instituição que abriga o Fundo Gilda de Mello e Souza.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Merleau-Ponty nos arquivos Husserl: uma entrevista com Emmanuel de Saint Aubert.Emmanuel de Saint Aubert, Iracy Ferreira dos Santos Junior, Luís César Oliva & Silvana de Souza Ramos - 2024 - Discurso 54 (2):210-237.
    A entrevista concedida por Emmanuel de Saint Aubert a Silvana de Souza Ramos e a Iracy Ferreira dos Santos Junior aborda a história e o papel dos Arquivos Husserl de Paris para o fomento da pesquisa multidisciplinar em fenomenologia. O pensador esclarece qual foi o contato de Merleau-Ponty com os manuscritos de Husserl, e que tipo de leitura, situada e complicada, ele realizou não apenas desses manuscritos, mas da obra de Husserl como um todo. Esse aspecto é particularmente importante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    A experiência da falta e o mistério do desejo.Silvana De Souza Ramos - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:159.
    O artigo analisa a importância da leitura da obra de Merleau-Ponty no interior da construção da filosofia de Barbaras. Por um lado, trata-se de compreender os limites do corpo próprio para dar conta do a priori correlacional exigido pela fenomenologia. Por outro lado, buscamos desvelar, nos desdobramentos da filosofia da vida proposta pelo filósofo, um horizonte de novos problemas, referidos especialmente à descrição da peculiaridade do desejo humano frente à vida entendida num sentido mais geral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  37
    Claude Lefort: Democracia e Luta por Direitos.Silvana de Souza Ramos - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):217-234.
    RESUMO: Tendo como eixo organizador o debate acerca da noção de direitos do homem e do cidadão e a eficácia destes no que se refere à luta política por novos direitos, o artigo investiga o caráter inovador da democracia moderna. Em sua abordagem do tema, C. Lefort combate três teses: a de que a defesa de direitos humanos universais representaria um perigo à política vigorosa, instituída em Estados benevolentes; a de que esses direitos seriam a expressão mais acabada da ideologia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  25
    Claude Lefort e a escrita democrática.Silvana De Souza Ramos - 2018 - Discurso 48 (1):155-166.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Descartes e a "reflexão espessa": uma leitura Merleau-Pontiana do dualismo cartesiano.Silvana De Souza Ramos - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:139.
    O artigo investiga os impasses do dualismo cartesiano a partir das reflexões de Merleau-Ponty acerca do papel do corpo na experiência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Democracia E cultura popular na obra de Marilena chaui.Silvana De Souza Ramos - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:43-61.
    The article analyzes the texts of Marilena Chaui dedicated to the notion of popular culture. Our aim is, on the one hand, to clarify that these texts are consistent with Chaui’s works dedicated to the history of philosophy. On the other hand, our aim is to point out how Chaui establishes, since the end of the 1970s, a critical dialogue with the Brazilian left wing. A dialogue that has as its focus not only the general understanding of the idea of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    Imaginaire, vie et hysterie chez Merleau-ponty.Silvana de Souza Ramos - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):905-920.
    RESUME Dans cet article, j’aborde la perspective idéaliste de la « Phénoménologie de la perception » pour montrer que, dans cet ouvrage, l’expérience du corps propre est décrite à partir de la vision du cogito. Pour expliciter cet idéalisme, j’analyse la principale voix donnée au corps au début de la pensée de Merleau-Ponty: la voix pathologique. Les troubles de Schneider rendent explicite son impuissance symbolique, et cette impuissance est vraiment l’impuissance du corps. Le sujet malade est un être soumis à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Le travail de l’œuvre machiavel, de Claude Lefort.Silvana De Souza Ramos - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:279.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  24
    Múltipla.Silvana De Souza Ramos - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:107-118.
    Texto escrito em homenagem a Marilena Chaui, onde destaco o papel da pensadora em questão na minha formação intelectual no intuito de esclarecer a concepção de filosofia desenvolvida por ela, tanto em seus escritos quanto em sua prática didática. Trata-se de destacar o caráter democrático da produção do saber, bem como a exigência de multiplicidade expressa por essa concepção.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Merleau‐Ponty e Simondon: sobre o animal e o humano.Silvana De Souza Ramos - 2019 - Doispontos 16 (2).
    Por meio de uma apresentação sucinta da ontologia de Merleau-Ponty, a qual é de certo modo retomadapela concepção simondoniana de individuação, o artigo analisa as estratégias teóricas utilizadas por Simondonem Deux leçons sur l’animal et l’homme. Trata-se de fornecer ao leitor uma chave de leitura dessa obra por meio desua vinculação com os debates empreendidos por Merleau-Ponty quando este investiga o conceito de naturezaem sua ontologia tardia. Nos dois casos, não se concebe nem a natureza nem o humano por meio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Negação e objetividade na crítica da razão pura: uma leitura da dialética transcendental.Silvana de Souza Ramos - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:41.
    O artigo analisa - a partir da leitura da Dialética Transcendental - a relação entre a teoria kantiana da objetividade e a demarcação de um uso válido da negação da determinação de objetos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    O conceito de vida e a ordem da gênese humana.Silvana De Souza Ramos - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:90.
    O artigo investiga a passagem da natureza à cultura através do conceito de vida, tendo como base as formulações de Bergson, Canguilhem e Merleau-Ponty. Para tanto, é necessário investigar a gênese dos modos de subjetivação – a ação vital, a normatividade do organismo e o caráter expressivo da vida – proposta por cada um dos autores de modo que possamos refletir até que ponto se pode explicar a ordem humana a partir de sua vinculação à natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    O vigor crítico da sagesse montaigniana.Silvana De Souza Ramos - 2007 - Cadernos Espinosanos 17:81.
    O pensamento renascentista foi responsável por uma vigorosa reflexão sobre a posição metafísica do homem no cosmos e sobre o papel da ação no interior da vida social. Tendo em vista este contexto, nosso artigo pretende discutir o pensamento de Montaigne, tanto no que se refere a sua filiação às pretensões humanistas, quanto no que diz respeito às divergências que o separam dessa vertente, especialmente aquelas que permitiram o engendramento da manière peculiar ao filósofo – a forma ensaio. Isto nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Resenha Do Livro "de Cera À Carne", de José Marcelo Siviero.Silvana de Souza Ramos - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:337-340.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Sobre a imaginação: de Sartre a Merleau-Ponty.Silvana de Souza Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):28-49.
    O artigo investiga o modo pelo qual Merleau-Ponty compreende a experiência do imaginário ao longo de sua obra. Buscamos analisar dois momentos decisivos. No primeiro, enfatizamos a proximidade com a filosofia de Sartre – a despeito das diferenças que os separam, por conta da centralidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção –, a qual nos convida a pensar a imaginação enquanto exercício da liberdade da consciência. Num segundo momento, Merleau-Ponty se dá conta do idealismo inerente à proposta sartreana e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Vida e Vivente Na Filosofia Francesa Contempor'nea.Silvana de Souza Ramos - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):107-117.
    O presente artigo investiga o impacto da recepção da obra de K. Goldstein – Der Aufbau des Organismus – sobre o pensamento francês do final dos anos 1930 e início dos anos 1940. Especificamente, trata-se de explorar três diferentes paradigmas segundo os quais a noção de vida pôde ser pensada. De um lado, a teoria bergsoniana do elã vital – apresentada em L’évolution créatrice –, a qual fornece uma compreensão precisa da evolução geral da vida, entendida sob as prerrogativas da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark